Psicologia

O QUE O PSICÓLOGO FAZ AFINAL?

Por: Ana Andrade*

O PSICÓLOGO é o profissional formado e devidamente qualificado para lidar com questões relativas ao comportamento humano em suas diferentes dimensões. O profissional de Psicologia atua em diferentes áreas, como por exemplo: Psicologia Clínica, Organizacional (Empresas), Esporte, Hospitais, Área Jurídica, Clínicas particulares e em Instituições e outros etc. É o Psicólogo que realiza o psicodiagnóstico e elabora laudos psicológicos.

PSICOLOGIA é a ciência que estuda o processo mental humano e o comportamento observável. A psicologia estuda todos os aspectos do funcionamento interno da mente, como a memória, os sentimentos, o pensamento e a percepção, bem como de funções de relação como o comportamento e a fala. Estuda a inteligência, a aprendizagem e o desenvolvimento da personalidade. Entre os métodos utilizados em Psicologia temos a observação, coleta das histórias pessoais e a utilização de avaliações cognitivas, como a inteligência e personalidade.

PSICOTERAPEUTA é o profissional especializado (formado em Psicologia), com formação teórica específica. Dentro da psicoterapia existem  várias abordagens ou linhas de trabalho; cada Psicólogo se especializa na abordagem com a qual mais se identifica. Não existe uma abordagem dentro da Psicologia considerada a melhor; todas são eficazes desde que aplicadas adequadamente por profissionais especializados. Usa métodos e técnicas científicas, devidamente estruturadas, que atua no sentido de prevenção, promoção e desenvolvimento psicológico. O seu principal foco é o comportamento humano. Estuda também situações que se desviam do normal, chamadas psicopatológicas, no sentido clínico.

O PSICOTERAPEUTA atua como um parceiro. Embasado em sua experiência e conhecimento técnico, o Psicoterapeuta estará ao lado do cliente, e terá um papel de acompanhá-lo em sua jornada. Sua atuação, portanto, será oferecer um “olhar de fora”, suspendendo os pré-conceitos. O Psicoterapeuta também auxilia a pessoa a perceber sua atual situação e a avaliar os possíveis fatores que lhe provocam sofrimento. Sendo assim, estimula o cliente a olhar para dentro e ao redor de si a fim de buscar novas formas de perceber como lidar com algumas situações de sua vida.

A psicoterapia, portanto, é a aplicação de técnicas especializadas no tratamento dos distúrbios mentais ou de problemas de ajustamento ao cotidiano.

Através da Psicoterapia é possível:

·      Melhorar e enriquecer as relações pessoais, profissionais e interpessoal de casal, família, com amigos, no trabalho etc.;

·      Resolver conflitos emocionais, tais como: depressão, pânico, medos, timidez, fobias, traumas, bloqueios, etc.;

·      Superar medos: de enfrentar situações de perda ou de muita dor (luto, rupturas afetivas, etc.;

·      Conhecer-se melhor!

·      Melhorar a qualidade de vida!

 

*Ana Andrade, Psicóloga Clínica e Hipnoterapeuta.